Dicas incríveis para você manter o relacionamento com seus clientes de forma profissional
Saiba o que fazer para manter a excelência da sua contabilidade, evitando relações que estrapolem o aspecto profissional
O brasileiro tem uma característica muito marcante em sua essência, em que a figura do “boa praça”, que faz amizade fácil, faz parte da vida de milhões de pessoas.
Isso é ótimo, pois mostra que somos um povo alegre, receptivo e que, apesar de todas as dificuldades de um país emergente, está sempre de bem com a vida e disposto a encarar os desafios que fazem parte da vida.
Mas, por outro lado, a gente sabe que o lado profissional é diferente e exige outro tipo de postura ao lidar com sócios, funcionários e clientes no dia a dia. Isso, por sua vez, representa uma linha tênue que, se for ultrapassada, pode gerar problemas ao seu negócio.
Pois bem, e quando transpomos tal cenário para o seu negócio – um escritório de contabilidade -, você precisa ter um bom jogo de cintura no relacionamento com clientes, justamente para que eles continuem tendo respeito por você e enxerguem o seu trabalho sempre de forma profissional, afinal, esse é o propósito.
Que tal aprofundar ainda mais este tema?
É só continuar a sua leitura, prestando bastante atenção aos tópicos que estão por vir.
Dicas para manter o profissionalismo no relacionamento com clientes
Se, em algum momento, a relação profissional se perdeu e você criou um certo grau de intimidade com determinados clientes, no sentido de ir a um bar conversar sobre outros assuntos que não tenham a ver com contabilidade, é hora de ligar o sinal de alerta.
Por que dizemos isso?
Pelo simples fato de o próprio cliente, ao primeiro sinal de crise financeira em seu negócio, achar que tem intimidade o suficiente para obter alguma vantagem econômica sobre os seus serviços contábeis.
Em outras palavras, é provável que ele peça algum tipo de desconto ou até mesmo diga que em determinado mês não terá como cumprir com o acordo, sugerindo pagar no mês posterior.
Isso acontece de verdade, mas, com as dicas que daremos, você, com certeza, estará imune a esse tipo de proposta:
- Jamais abra mão do seu lado profissional;
- Mantenha a simpatia de forma moderada;
- Evite falar de assuntos pessoais;
- Tenha um contrato claro e objetivo;
- Reuniões fora do ambiente de trabalho apenas para assuntos profissionais.
Mesmo com todas dicas, isso não quer dizer que você precisa ser um cara “turrão” e mal-humorado, pelo contrário, manter uma relação cordial com os seus clientes é um diferencial, no entanto, você precisa ter tudo isso colocado em uma balança para não passar do ponto.
E como estamos falando de relacionamento com clientes, segue abaixo uma dica super importante para elevar o profissionalismo do seu escritório e manter as relações de acordo com princípios éticos.
https://conttabil.com.br/qual-a-importancia-da-etica-na-contabilidade/
Não deixe a sua contabilidade descoberta
Da mesma forma que o seu relacionamento com clientes precisa ser profissional, o gerenciamento das suas demandas também pode ser feito da mesma forma, inclusive a fim de garantir que você tenha mais tempo para gerenciar a sua carteira de clientes de forma impecável.
Contar com um suporte contábil especializado em escritórios de contabilidade é uma excelente alternativa para que você não tenha maiores preocupações com a conformidade do seu negócio.
Conte conosco, da Conttabil!
Sendo assim, para ter verdadeiros aliados em prol da organização contábil do seu escritório, conte com a gente, da Conttabil, pois somos especialistas no assunto e dispomos de profissionais altamente qualificados para entender os aspectos internos do seu negócio e propor o melhor direcionamento nas tomadas de decisão.
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