Saiba quais são os sinais de baixa produtividade em seu escritório contábil e como resolver!
Entenda como identificar a baixa produtividade e de que forma garantir que esse não seja um problema para o seu negócio
Quantas tarefas precisam ser realizadas diariamente para que o seu escritório contábil funcione de forma impecável?
São muitas, não é mesmo? Afinal, como contador(a), você tem uma série de responsabilidades com seus clientes e com a gestão do seu próprio negócio.
Nesse cenário, manter a produtividade é fundamental para que todas as tarefas sejam realizadas, dentro do prazo e com qualidade.
Contudo, muitas vezes a produtividade tem uma decadência que não é percebida em um primeiro momento, mas que gera consequências ao longo do tempo.
Por isso, preparamos este conteúdo especialmente para falar sobre como identificar baixa produtividade em seu escritório e solucionar essa questão antes de problemas serem gerados.
Baixa produtividade – como diagnosticar?
A baixa produtividade pode ter diversas causas, desde processos desorganizados até a sobrecarga de tarefas que leva à fadiga.
Dessa forma, identificar essa situação é fundamental para que a causa seja identificada e essa questão seja resolvida adequadamente, por isso, vamos apresentar as principais formas de diagnosticar de baixa produtividade em um escritório contábil.
Atrasos
Os atrasos na entrega dos trabalhos que precisa realizar para cada cliente e até mesmo no cumprimento das obrigações do seu negócio são alertas para baixa produtividade.
Isso porque os atrasos são um indicativo de que durante a rotina não estão sendo realizadas todas as tarefas necessárias.
Relatórios de desempenho
Os relatórios de desempenho mostram claramente o que você e cada colaborador tem realizado.
Com base nisso, é possível perceber se o nível de atividades realizadas está abaixo do potencial da equipe, se é algo pontual com algum colaborador e como isso está impactando na produtividade.
Portanto, acompanhar relatórios de desempenho é fundamental.
Acúmulo de tarefas
O acúmulo de tarefas é mais uma forma de identificar baixa produtividade, afinal, se elas estão acumulando, isso significa que a produção caiu e nem todas as tarefas programadas para o dia estão sendo realizadas.
Com isso, é preciso agir para que os atrasos não se tornem uma realidade.
Produtividade x sobrecarga
Na gestão do seu escritório, é preciso ter muito clara a diferença entre produtividade e sobrecarga da sua equipe.
Se houver uma sobrecarga de trabalho por uma demanda maior do que a equipe pode lidar ou por processos que não estão bem definidos, solucionar a questão se torna muito mais complexo, pois é uma questão da gestão geral do negócio.
A produtividade se trata de cumprir com o que a equipe é capaz, de forma eficiente, dentro do horário de trabalho e prazos estipulados.
Como manter a alta produtividade?
Por fim, a grande questão… como manter a produtividade?
Para isso, diversas ações podem ser tomadas, como:
- Definição dos processos;
- Gestão de tarefas;
- Aumento da equipe;
- Gestão dos prazos;
- Motivação da equipe; entre outros.
Mas existe uma ação eficiente que você pode tomar agora mesmo: a utilização de um sistema que facilite a rotina do seu escritório.
Com o Sistema Conttabil, você conta com diversas ferramentas que irão potencializar a produtividade da sua equipe!
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CONTABILIDADE