Contador, Alguns Termos Precisam Estar Sempre Na Sua Mente, E Um Dicionário Financeiro Será Seu Aliado Para Isso!
Com um dicionário financeiro, cada termo que você precisa sempre usar estará fresco na sua memória!
O cérebro humano é realmente incrível, especialmente se considerarmos a capacidade que temos de memorizar números, termos, sequências e afins…
E isso é vital na sua atuação, não é mesmo?
Afinal, são diversos os termos que você lida e precisa conhecer para garantir a realização de um serviço impecável para os seus clientes.
Entretanto, é perfeitamente normal que algum conceito “fuja” da mente em algum momento, e claro, é essencial conhecer algo para ser capaz de memorizar.
Sabendo disso, o que trouxemos para você hoje é um dicionário financeiro, com os principais termos que você não pode esquecer, mas que, caso aconteça, você pode voltar aqui para relembrar.
Dicionário financeiro – Seu aliado para o dia a dia
Diariamente, lidamos com uma série de situações, absorvermos informações e precisamos usar nossos conhecimentos para executar atividades, especialmente no âmbito profissional.
Sendo assim, sabemos que você, contador, precisa se lembrar e usar diversos conceitos, termos e estratégias.
Mas, não só isso… você já se pegou falando com um cliente e usou um termo complexo e ficou sem saber como explicá-lo de forma objetiva?
É mais comum do que pensamos a situação de absorver um termo de forma tão profunda que não consigamos sequer explicá-lo.
Mas, é para todas essas situações que preparamos esse dicionário financeiro, que será seu guia, uma fonte de consulta e um lembrete dos principais termos que você precisa conhecer e saber como definir no seu dia a dia.
Break Even Point
Já traduzindo para o português, o Ponto de Equilíbrio consiste no valor mínimo que você e seus clientes precisam faturar para lidar com os gastos, despesas e afins.
Capital de giro
Se refere ao capital utilizado para a compra de mercadorias, despesas administrativas e demais ativos circulantes da empresa.
Demonstrações contábeis
Essa você conhece muito bem, e a explicação mais simples para a mesma é a demonstração de todos os fatos que ocorreram na empresa, especialmente em relação aos números.
Fluxo de caixa ou Cash Flow
É o acompanhamento de todas as finanças da empresa, ou seja, consiste em todas a movimentações que ocorrem.
Balanço
Consiste em um demonstrativo que mapeia todos os ativos e passivos da empresa, com ambas colunas balanceadas.
Recebíveis
Podem ser definidos como títulos de créditos obtidos por meio do faturamento, vendas e afins.
Imposto
Os impostos são contribuições para o Governo obrigatórias, provém de diversas atividades e são utilizados para a manutenção de recursos para a população.
Nota Fiscal
Esse, com certeza, é parte constante da sua rotina, e é um documento que registra e detalha todas as informações referentes ao recolhimento de impostos.
Elas são cruciais para evitar a sonegação de impostos, que é crime.
Pró-Labore
De forma simples, é o ganho dos administradores da empresa, evidenciado em contrato social e funciona como o salário dos mesmos.
Rentabilidade
Muito simples: é o retorno obtido sobre algum investimento.
Existem muitos mais termos para o dicionário financeiro
Nós separamos aqui alguns principais, porém, existem diversos outros que são sempre importantes de se rever para saber como explicar.
Para isso, você pode conferir um dicionário financeiro na íntegra, com diversos outros termos, clicando aqui: Dicionário Financeiro – Sebrae
E para simplificar sua rotina, facilitar seus processos e ter mais praticidade, assertividade e eficiência sem sua atuação como contador, basta clicar aqui Recursos Sistema Conttabil e conferir o sistema completo pensado em você que vai melhorar a sua atuação e simplificar sua rotina!
Qualquer dúvida, estamos sempre a disposição!