Descubra os principais processos judiciais que recaem sobre contadores e como lidar com essa situação!
Processos judiciais são uma grande dor de cabeça, por isso, saiba quais podem recair sobre você e como enfrentar isso
Lidar com empresas não é algo fácil e você, como contador, sabe muito bem disso.
Afinal, além da responsabilidade de ser um braço direito para o pleno desenvolvimento e crescimento do negócio, é preciso garantir a segurança de dados e realização de tudo de forma correta, pois qualquer erro prejudicial à empresa também prejudica você.
Não é tão incomum que processos judiciais sejam movidos contra contadores, por isso, preparamos o conteúdo de hoje para abordar esse assunto, mostrando as principais causas e como lidar!
Processos judiciais contra contadores – Quais as causas?
Como mencionamos, a responsabilidade que você tem é muito grande, afinal, lidar com dados, aspectos que impactam diretamente no financeiro e conformidade das empresas não é simples.
Com isso, existem situações que são potenciais causadoras de processos judiciais, e vamos abordar cada uma delas, a seguir.
Descumprimento da responsabilidade civil
A responsabilidade civil que você, contador, deve lidar está relacionada ao que é definido na relação contratual entre você e seus clientes.
Todos os direitos e deveres de ambas as partes devem estar evidenciados e, caso algo seja descumprido, é uma infração à responsabilidade civil.
Nesse caso, não só você pode ser processado, como o seu cliente também pode ser processado por você, em caso de algum descumprimento dos deveres previstos no contrato.
Descumprimento da responsabilidade penal
Esse descumprimento pode gerar um processo na esfera criminal.
Esse é um caso grave de falsificação de documentos ou qualquer ato fraudulento que seja realizado.
Muitas vezes, esse é um processo que não é acionado pelo cliente, mas que pode ser identificado pela própria fiscalização da Receita Federal e demais órgãos.
Sendo um dos casos mais graves, pode gerar multas e até mesmo prisão.
Descumprimento da responsabilidade tributária
Esse tipo de processo judicial é acionado pela fiscalização tributária, ao identificar infrações no cumprimento da legislação tributária.
Com isso, a responsabilidade é colocada no contador, que deveria conhecer e aplicar tudo de acordo com o que a lei prevê.
Como lidar e prevenir processos judiciais?
Todas essas situações devem ser evitadas ao máximo, prezando pela assertividade na realização de seus serviços contábeis.
Para isso, alguns pontos cruciais são:
- Sempre se atualizar às mudanças da legislação;
- Realizar uma boa gestão de processos;
- Treinamento de todos os colaboradores;
- Cumprimento de todas as relações contratuais;
- Utilizar ferramentas que viabilizem um trabalho cada vez mais eficiente.
Esses são alguns pontos que, ao serem aplicados no dia a dia, auxiliam na regularidade da sua atuação como contador.
Conte conosco, da Conttabil!
O último ponto que colocamos é justamente o que podemos te oferecer: uma ferramenta para facilitar o seu dia a dia e tornar seu serviço cada vez melhor.
Nosso sistema é voltado especialmente para atender às necessidades da sua rotina como contador, então conheça mais e veja como cada funcionalidade pode te auxiliar.
Basta entrar em contato conosco.
QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA CONTABILIDADE