Descubra Como O Sistema De Pagamento Pix Impacta Sues Processos Contabeis Post (1) - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

PIX – Como impacta os contadores?

Entenda como o PIX vai impactar nos processos contábeis que seu escritório realiza!

Saiba as principais mudanças que o PIX proporciona, que irão trazer impactos para você 

As mudanças são algo presente e constante na sociedade e em todos os seus âmbitos, inclusive no contábil. 

Contudo, mesmo as mudanças que não são direcionadas para este segmento podem acabar, por consequência, impactando a sua atuação, como contador. 

E essa é uma situação muito comum com mudanças relacionadas ao mundo financeiro. 

Podemos observar isso com o novo sistema de pagamentos e transferências desenvolvido pelo Banco Central, o PIX, que promete facilitar muitas coisas e até mesmo substituir TEDs e DOCs… 

Porém, o que isso representa para a sua atuação como contador? 

É justamente para falar sobre isso, e te ajudar em mais essa mudança, que preparamos este artigo! 

PIX – O que é e por que surgiu? 

Como já até mesmo evidenciamos na introdução deste artigo, o PIX se trata de um novo sistema que foi desenvolvido pelo Banco Central brasileiro, sendo que sua finalidade está relacionada com facilitar pagamentos e transferências. 

Ele surgiu justamente como uma inovação para essas ações, prometendo transações financeiras realizadas em até 10 segundos, isenção de tarifa para Pessoa Física e uma futura possível substituição dos TEDs e DOCs. 

Atualmente, o sistema está sendo implementado de forma gradual, sendo que bancos já fizeram a solicitação do cadastro da chave PIX de seus clientes. 
Conttabil Gif - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Como o PIX impacta as contabilidades?

Sabemos que você, contador, assume uma grande responsabilidade ao lidar com os números dos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas e, portanto, é impossível o PIX não trazer impactos para como algumas coisas irão funcionar. 

Sendo assim, vamos falar sobre os principais pontos em que o PIX irá impactar. 

Pagamentos pessoas físicas 

As diferenças serão sentidas especialmente em aspectos como os pagamentos que precisam ser realizados… 

Com a proposta que o PIX apresenta, esses pagamentos para pessoas físicas tendem a se tornar mais simples, facilitando transações para clientes que atuem como autônomos e precisam realizar pagamentos e transferências para cumprimento de obrigações. 

Dessa forma, o tempo acaba sendo otimizado, o que dá fôlego nos prazos que precisam ser cumpridos. 

Pagamentos pessoas jurídicas 

Em relação às pessoas jurídicas, ainda se tem muitas dúvidas sobre como irá funcionar na prática… 

Contudo, uma facilidade que pode ser aproveitada é para o recebimento de pagamentos e transferências de pessoas físicas, se tornando mais rápidas e ágeis, o que também otimiza o tempo no sentido de espera pela transação. 

Esteja preparado para lidar com qualquer mudança!

Os impactos que o seu escritório irá sentir só poderão ser, de fato, constatados quando o sistema estiver em pleno vigor, contudo, é essencial sempre estar preparado para lidar com essa e qualquer outra mudança. 

E nós, da Conttabil, estamos aqui para te ajudar com isso. 

Além de nos mantermos a par sobre essa e outras importantes mudanças que vêm ocorrendo – e trazendo isso para o blog -, nosso sistema atende todas as suas necessidades diante de qualquer situação. 

Sendo assim, não hesite em contar conosco e com os recursos que oferecemos para fazer com que toda mudança seja positiva para seu escritório. 

Summary
PIX - Como impacta os contadores?
Article Name
PIX - Como impacta os contadores?
Description
Entenda como o PIX vai impactar nos processos contábeis que seu escritório realiza! Saiba as principais mudanças que o PIX proporciona, que irão trazer impactos para você
Author
Publisher Name
Conttabil
Publisher Logo
Scroll to top
Recomendado só para você!
A transformação digital, que já era realidade para muitos empreendedores…