Muitos contadores acreditam que segmentar sua carteira de clientes pode diminuir o ritmo de expansão de seu negócio, mas a verdade é outra. Existe uma porção de ventagens em escolher um nicho e direcionar suas atenções a ele.Este tipo de negócio tem sido cada vez mais comum e tem trazido bons resultados a quem opta por ele.
A área contábil tem muita concorrência e isso tem feito com os clientes procurem muito mais qualidade à preço baixo. Os escritórios contábeis, em sua grande maioria, acabam oferecendo sempre a mesma coisa: assessoria fiscal, trabalhista, contábil, imposto de renda, etc. Ou seja, aqueles que se propõe a fazer algo diferente acabam se destacando.
Vamos a um exemplo: eu sou a pessoa “xis” que tem interesse em abrir um Pet Shop e estou à procura de uma contabilidade, mas não sei por onde começar. Resolvo, então, ir até o Google e pesquisar e é óbvio que as chances de que eu pesquise “contabilidade para Pet Shop” são muito grandes. Ao fazer isso qual contabilidade você acha que vai sair na frente?
Vamos lhe mostrar outros pontos positivos:
– Diminuição na concorrência
Você poderá capacitar seus colaboradores para que se tornem especialistas no nicho escolhido. Isso vai dar forma ao seu negócio e fazer sua contabilidade sair na frente.
– Propaganda definida
Suas ações de marketing serão certeiras, pois seu público – alvo já é bem definido.
Dicas para se destacar:
– Proporcione conhecimento aos seus funcionários. Lembre-se que isso não será despesa, mas sim investimento.
– Utilize a tecnologia como seu aliado. Existem sistemas contábeis que otimizam seu tempo e automatizam sua rotina, diminuindo chance de erros.
– Invista em propaganda, pois pode ser cliché, mas a propaganda continua sendo a alma do negócio.
Por fim, pesquise muito antes de definir qual ou quais nichos irá atender. Conheça o mercado e busque informações sobre cada área.
Conversando com outros profissionais você poderá avaliar se área escolhida é promissora, como anda o mercado e investir sem medo.