Contador Tenha Em Maos O Passo A Passo De Como Ajudar Seus Clientes Com Um Controle De Estoque Efetivo Post (1) - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Controle de estoques contábil: seus clientes precisam de uma gestão de estoques efetiva

O controle de estoques contábil ainda é uma grande pedra no sapato de gestores, dos mais diferentes tipos de empresas. Mas cabe a você, contador, ajudá-los a melhorar a performance nesse assunto. Leia nosso artigo e entenda como.

O assunto de hoje será controle de estoques, e nele, a gente também vai falar sobre o controle de estoques contábil.

Isso porque esse é um ponto muito importante para a maioria das empresas, principalmente indústrias e comércios.

Portanto, conhecê-lo permite que você tenha mais controle sobre o patrimônio da sua empresa, possa melhorar sua gestão e encontrar soluções que representem retorno positivo para seu negócio, com mais facilidade.

Então, contador, tenha em mãos o passo a passo de como ajudar seus clientes com um controle de estoque efetivo.
Conttabil Gif - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Entenda quais os principais problemas decorrentes de uma má gestão de seus estoques

O estoque é um dos principais ativos de muitas empresas, por conta disso, administrá-lo bem e entender como é feito o controle de estoques contábil ajuda a uma gestão mais assertiva.

Então, quando você não o administra de forma adequada, poderá perder seus produtos para insetos ou roedores, ação do ambiente, como a umidade ou ressecamento, além de estar propenso a furtos e sabotagens.

Além disso, a gente pode incluir também que quando um cliente vai ao seu estabelecimento e não encontra o que precisa, pode ficar com um má imagem da sua empresa e evitar visitá-la em situações futuras.

Você correria o risco de não ter suas necessidades supridas em um mesmo local por duas vezes? A gente acredita que seu cliente também não…

Também, os processos de sua indústria poderão ficar parados, por conta de falta de insumos, ou, quando são comprados em quantidade maior do que você tem capacidade para estocar, eles podem ser acomodados em locais não apropriados, e isso também pode resultar em perdas.

Como seus clientes podem ter um bom controle de estoques

Dessa forma, nada mais sensato do que buscar meios de melhorar a gestão de estoques nas empresas de seus clientes, não é verdade?

Então, vamos te passar um passo a passo para que ela seja otimizada em sua empresa:

1 – Tenha um sistema que permita registrar todas as entradas e saídas de mercadorias, com os respectivos valores de custos;

2 – Confira todas as entradas de produtos e saídas, para evitar que você compre ou venda insumos defeituosos ou viciados. Nas compras, você poderá acabar tendo prejuízo financeiro ao ter que descartar o item, nas vendas, além do dinheiro perdido a imagem da sua marca também poderá ser comprometida, mas lembre-se que tudo também depende do suporte que você dará ao seu cliente, em situações de troca de produtos por conta de avarias. Isso também ajuda a garantir que as quantidades compradas ou vendidas serão entregues corretamente.

3 – Adote processos internos enxutos, mas que permitam que você tenha um controle adequado dos seus estoques e saiba quais foram os procedimentos e responsáveis por manipular cada um dos seus insumos ou mercadorias.

4 – Faça inventários (também conhecidos pelo senso comum como “balanços”) periódicos. 

5 – Assegure-se que as mercadorias com datas de vencimentos mais próximas sejam as primeiras a serem movimentadas.

Sabendo disso, agora você entenderá um pouco mais sobre o controle de estoques contábil.

Como funciona o controle de estoques contábil

O controle de estoques contábil é um assunto muito importante ao profissional contador.

Isso porque a forma como ele será desenvolvido influenciará, inclusive, na formação de preços dos seus produtos, já que, dependendo do método de controle de estoques contábil escolhido, o custo das mercadorias poderá ser maior ou menor.

Nesse sentido, podemos falar em três formas de controle de estoques contábil:

  • Último que Entra, Primeiro que Sai (UEPS): para efeito de cálculo dos custos, considera-se que os últimos produtos que foram comprados serão os primeiros que serão comercializados ou utilizados no processo produtivo;
  • Primeiro que Entra, Primeiro que Sai (PEPS): considera-se que os produtos vendidos ou usados na produção foram os mais recentes adquiridos;
  • Custo médio: é realizada a média aritmética dos valores de aquisição dos produtos, para se saber os custos das mercadorias vendidas.

Lembrando que é importante que esses conceitos estejam em sintonia com os processos praticados pelos seus clientes no seu dia a dia, para que as informações contábeis possam, de fato, corresponder à realidade patrimonial.

Como a gente observa, ter um controle efetivo dos estoques é fundamental para prevenir perdas, melhorar o atendimento ao cliente e fazer a precificação de seus produtos ou mercadorias com propriedade.

E nós, da Conttabil, te ajudamos a proporcionar aos seus clientes um controle de estoques contábil adequado, a partir da nossa ferramenta.

Fale com um de nossos especialistas e saiba por que você deve adquirir o nosso sistema hoje mesmo.

Summary
Controle de estoques contábil: o que seus clientes devem saber
Article Name
Controle de estoques contábil: o que seus clientes devem saber
Description
O controle de estoques contábil ainda é uma grande pedra no sapato de gestores, dos mais diferentes tipos de empresas. Mas cabe a você, contador, ajudá-los a melhorar a performance nesse assunto. Leia nosso artigo e entenda como.
Author
Publisher Name
Conttabil
Publisher Logo
Scroll to top
Recomendado só para você!
PMEs: Google lança 4 ferramentas gratuitas para celebrar o dia…
X
Olá! Um de nossos consultores irá falar com você.