Emissao De Nota Fiscal Como Simplificar Esse Processo - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Chato, Burocrático E Indispensável: A Importância Da Emissão De Nota Fiscal Para A Sua Empresa!

A emissão de nota fiscal pode ser uma das tarefas mais incômodas na hora do trâmite comercial, mas a não emissão pode gerar prejuízos incontáveis à sua empresa!

Fique atento!

A emissão de nota fiscal foi por muito tempo um dos procedimentos mais incômodos na hora de realizar alguma transação comercial, devido à quantidade de informações a serem registradas.

Desse modo,como antes da digitalização de documentos, o procedimento era feito manualmente, a função acabou sendo considerada demorada e chata de fazer.

Por diversas vezes presenciei até mesmo clientes que diziam não fazer questão do recebimento da nota, para agilizar a venda e poupar o tempo dele e do funcionário. Entretanto, pasmem, muitos estabelecimentos cediam e não realizavam a emissão da nota fiscal.

Confira Nossos Serviços 1 - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Muitos micro e pequenos empresários não têm ideia dos transtornos gerados pela não emissão de nota fiscal!

Com a chegada dos sistemas digitais para emissão de nota fiscal, esse trabalho ficou simplificado, mais ágil e eficiente.

Porém, a atenção que ainda é necessária com relação aos códigos de impostos, valores e dados corretos de clientes e fornecedores, continuam reforçando o desagrado no procedimento e causando alguns erros cruciais e prejudiciais para a empresa.

Se faz necessário entender o motivo da existência da nota fiscal, sua função e, principalmente, as consequências da emissão errada ou não emissão. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre isso abaixo:

A emissão de nota fiscal é um procedimento obrigatório.

Esse documento serve para o governo identificar todas as transações comerciais e, obviamente, financeiras realizadas pelo seu estabelecimento. O conhecimento dessas informações é útil para definir os valores do recolhimento de impostos e, por isso, a sua não emissão configura um quadro de sonegação fiscal.

Importante para o estabelecimento e para o cliente

Muitas pessoas não consideram importante a nota fiscal, mas é esse documento que comprova a sua compra e que pode vir a facilitar em possíveis processos para troca ou devolução de produtos danificados. A recomendação geral é que se mantenha um documento fiscal por até cinco anos.

Se para o cliente comum, a consequência por não levar a nota fiscal para casa é um possível transtorno caso precise trocar um produto, para o empresário, o prejuízo pode ser bem maior.

Observe alguns pontos que devem receber atenção na hora da emissão de nota fiscal na sua empresa.

No trâmite comercial com fornecedores, as duas partes devem emitir a nota fiscal

Quando você recebe produtos de fornecedores, seja serviço, matéria-prima ou material para revenda, as duas partes devem emitir uma nota fiscal, identificando a natureza da operação – entrada ou saída.

Atente-se também na conferência dos dados que o seu parceiro comercial colocou na nota e sempre cobre a sua emissão, pois a transação não documentada prejudica a ambos. 

Enquanto seu fornecedor arca com uma multa correspondente a 50% do valor da nota, a sua empresa receberia multa equivalente a 35% do valor da nota.

Se o seu fornecedor precisa emitir nota para você, você precisa emitir para os seus clientes

Para vendas de até R$ 120 reais, a obrigatoriedade da emissão de nota fiscal só se dará se o próprio cliente fizer questão, e o que será feito com a nota fiscal depois que comprar seu produto, só cabe a ele. Porém, acima desse valor, a emissão deve ser feita independente da vontade do cliente, sob pena de pagamento de multa de 50% do valor da transação.

Precisa cancelar uma nota?

Se houver necessidade de cancelamento de alguma nota fiscal, deverá ser feito em até 24 horas. Em caso do não cancelamento, a multa é de 10% do valor da nota.

Alguns dados especificados na nota são imprescindíveis!

Códigos de impostos como o CFOP, dados do cliente ou fornecedor e até a numeração da nota fiscal precisam estar em total acordo. Em alguns casos, informações divergentes podem gerar multas de até 100% do valor total da nota.

Já a numeração das notas emitidas precisa seguir sequência numérica cronológica de forma rígida, pois a falta de uma das notas também configura sonegação fiscal e a multa. Em caso de pulo na numeração, o Sefaz deve ser informado até o décimo dia do mês subsequente, sob multa de R$ 246,30.

Entendeu agora a importância da correta emissão de nota fiscal na sua empresa?

É por isso que sistemas operacionais para emissão simplificada de notas fiscais são tão úteis para empresas que realizam esse procedimento constantemente. São programas que agilizam a emissão com dados precisos sobre seus clientes e fornecedores, dados fiscais e reduzem drasticamente o risco de falhas na operação.

Quer saber mais sobre como ter um sistema para contabilidade online que facilite os procedimentos da sua empresa?

Entre em contato agora! Estamos te aguardando!

Summary
Emissão de nota fiscal: como simplificar esse processo?
Article Name
Emissão de nota fiscal: como simplificar esse processo?
Description
A emissão de nota fiscal pode ser uma das tarefas mais incômodas na hora do trâmite comercial, mas a não emissão pode gerar prejuízos incontáveis à sua empresa!
Author
Publisher Name
Conttabil
Publisher Logo
Scroll to top
Recomendado só para você!
Descubra como um software para contabilidade é a saída para…
X
Olá! Um de nossos consultores irá falar com você.