Esteja Atentento A Esse Erro Contabil Post (1) - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Princípios da contabilidade: Como priorizá-los em seu trabalho?

Entenda como os princípios contábeis auxiliam na organização contábil dos seus clientes

Por mais experiência que o contador tenha, alguns aspectos jamais podem ser deixados de lado. Veja como os princípios da contabilidade são fundamentais em seus serviços!

Atuar como profissional de contabilidade exige uma enorme responsabilidade, afinal, são as contas dos clientes que estão em jogo.

A verdade é que, com o passar do tempo, alguns profissionais agem de forma tão natural, que deixam de priorizar aspectos básicos, como os princípios da contabilidade.

No entanto, vale ressaltar que não estar em dia com a aplicabilidade desses conceitos tende a levar o profissional a cometer algum tipo de erro contábil.

E esses erros, na maioria dos casos, refletem em uma falsa realidade da contabilidade do seu cliente, ferindo um princípio muito importante que veremos mais à frente.

Portanto, foco nos princípios!

Até porque são os princípios da contabilidade que norteiam toda a atuação do contador durante a sua trajetória profissional, portanto esse aspecto jamais deverá deixar de ser aplicado.
Conttabil Gif - Sistema para Contabilidade Online - Conttabil

Quais são os princípios da contabilidade?

Você já deve estar cansado de saber, mas não custa nada refrescar a sua memória – até para que você possa voltar a ficar atento com relação a esses princípios.

Bom, os princípios da contabilidade são os principais pilares que regem as doutrinas das Ciências Contábeis, que, ainda hoje, confundem muita gente, por imaginarem ser uma ciência exata, mas que, na verdade, se trata de uma ciência social.

Dito isso, então, vamos aos princípios:

  • Entidade;
  • Continuidade;
  • Oportunidade;
  • Registro pelo valor original;
  • Competência;
  • Prudência.

Inclusive, existe um mnemônico bastante utilizado como macete para os princípios da contabilidade, que é o seguinte:

Recomprou!

E C O Re Com Pru

Sabendo do que se trata essas iniciais, não tem como esquecer os 6 princípios da contabilidade.

Como aplicar os princípios no dia a dia da profissão?

Quando falamos no princípio da entidade, associamos ao reconhecimento do patrimônio de determinada empresa, como objeto da contabilidade.

Continuidade, como o próprio nome já diz, aborda o prosseguimento dos serviços contábeis, enquanto a empresa existir.

Já a oportunidade é o ato de entender sobre o patrimônio de determinada empresa para que ele possa ser mensurado e, a partir disso, sejam reproduzidas informações fidedignas.

Bom, o registro pelo valor original indica que as informações do patrimônio, de início, sejam registrados pelo valor original das transações, de acordo com a moeda local, sem levar em conta o valor de mercado.

O princípio da competência leva em consideração o exato período dos lançamentos contábeis, não interessando quando, de fato, os valores foram recebidos ou pagos.

E, por fim, a prudência, que visa indicar o menor valor dos itens que compõem o ativo de uma entidade e o maior valor para o passivo, com o objetivo de não superestimar as receitas e as despesas, assim como o ativo e o passivo.

Vale muito a pena ressaltar que violar algum ou vários desses princípios, é estar em desacordo com a prudência.

Existem muitos contadores que cometem erros primários ao inserirem dados que não refletem a realidade contábil do cliente.

Supervalorizar os ativos é um exemplo comum que prejudica toda a correta leitura do patrimônio.

Portanto, a prudência é imprescindível!

Otimize a sua contabilidade

Após essa revisão sobre os princípios da contabilidade, nada melhor que manter as suas contas sempre em dia e organizadas de uma forma inteligente.

A Conttabil é especializada em contabilidade online, 100% remota, com armazenamento na nuvem.

Através da nossa plataforma, você organiza as suas questões contábeis de forma segura e eficiente, evitando todo aquele desgaste com papel, que só faz atrapalhar a sua vida.

E é por isso que viemos fazer um convite para você entrar em contato com a gente, agora mesmo, e contar com os nossos serviços de excelência.

Summary
Princípios da contabilidade: Como priorizá-los em seu trabalho?
Article Name
Princípios da contabilidade: Como priorizá-los em seu trabalho?
Scroll to top
Recomendado só para você!
As novas tecnologias vêm revolucionando a cada dia a forma…
X
Olá! Um de nossos consultores irá falar com você.